Porto-Novo


Aspetos Geográficos
Capital e segunda maior cidade do Benim, Porto-Novo situa-se no golfo da Guiné, na África ocidental. Como o próprio nome indica, constitui também um importante porto, ficando muito próximo da Nigéria. Possui cerca de 230 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A cidade foi fundada nos finais do século XVI pelo povo Gun. Os portugueses construíram ali uma feitoria no século XVII, como base para a exportação de escravos para a América. O seu nome é português por causa disso. Em 1863, a cidade caiu sob o protetorado francês de modo a impedir a invasão britânica. O reino vizinho não gostou da proteção francesa e os dois povos começaram uma guerra. Em 1883, a marinha francesa acabou com a guerra e anexou a cidade na colónia francesa de Daomé. Em 1900, Porto Novo tornou-se capital da colónia. Em 1960, Daomé tornou-se independente de França, assumindo em 1974 a designação de República do Povo de Benim, sendo Porto Novo a sua capital. Em 1991, deu-se a transição para um governo democrático.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Porto Novo é uma cidade atraente, com ruas estreitas ladeadas de casas de paredes de terra vermelha, pertencentes aos mercadores e construídas no estilo ioruba tradicional. Muitos dos principais edifícios datam dos princípios do século XIX, quando os portugueses aí se instalaram para fazerem do local um centro do comércio de escravos. O Museu Étnico da cidade tem um espólio da história dos reis do Benim. Entre os seus principais pontos de interesse, merecem também destaque o Palácio do Rei Toffa, atualmente um museu onde se pode ficar a conhecer a vida da realeza africana; o Palácio do Governador, sede do governo; o Jardim do Palácio Jean Bayol; e o Museu da Silva. Apesar de ser a capital administrativa, é Cotonou que desempenha o papel de capital de facto.

Economia
A importância da cidade tem diminuído recentemente, pois as ligações por estrada e linha-férrea com o interior são mais débeis do que as de Cotonou (a principal cidade do país). Em consequência disso, muitos departamentos governamentais mudaram-se para Cotonou. Porto Novo fica no centro de uma região agrícola cujo produto principal é o óleo de palma. Exporta também algodão e kapok. Com a descoberta recente de petróleo na sua costa, este tornou-se uma exportação de relevo.
Como referenciar: Porto-Novo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 08:55:29]. Disponível na Internet: