Possidónio Cachapa

Escritor português, Possidónio Cachapa nasceu em 1965, em Évora. Após 15 anos de vivência em terras alentejanas, foi para os Açores onde concluiu o ensino liceal. Regressou a Lisboa e licenciou-se em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.
Então, colaborou na elaboração de alguns projetos jornalísticos e televisivos de cariz juvenil que razões alheias não permitiram que concretizasse.
Partiu para a Suíça, onde viveu durante 6 anos, e aí, paralelamente com a docência da disciplina de Literatura Portuguesa, foi trabalhando as sementes que germinariam nas suas duas primeiras obras literárias: O Nylon da Minha Aldeia e A Voz Terrível. Como sua primeira experiência literária, A Voz Terrível resulta, segundo o autor, da necessidade de recriar ele próprio, um imaginário que os romances da autora Enid Blyton (autora das Aventuras dos Cinco), lidos na infância e na adolescência, lhe permitiram vivenciar.
Conforme uma entrevista concedida à Media Books, estas duas primeiras obras surgem como consequência do empenhamento de uma associação de jovens artistas que pensaram e concretizaram a edição de uma coleção de autores novos.
De regresso a Portugal, empenha-se na escrita de argumentos e na realização, sendo-lhe atribuída, em 1996, uma bolsa do Ministério da Cultura. Escreve, então, em 1998, o romance A Materna Doçura, obra dividida em três partes como forma de sugerir as etapas da vida de uma criança (a personagem principal) que ficou órfã de mãe muito cedo.
Como assistente de realização, assina um documentário intitulado Sete Mares que o levou a percorrer vários países, nomeadamente o Egito, Israel e a Jordânia. Com um curso da Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), Possidónio Cachapa concretizou, assim, outro dos seus sonhos, enquanto homem que gosta de olhar o mundo por trás das câmaras.
Exerceu a docência da disciplina de Português no Colégio Moderno, tendo depois enveredado pelas aulas de formação para formadores.
Em 1999, publica o livro intitulado Viagem ao Coração dos Pássaros.
Como referenciar: Possidónio Cachapa in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-11 08:09:19]. Disponível na Internet: