Praia


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de Cabo Verde, a Cidade da Praia situa-se na costa sul da ilha de Santiago, a maior do país, no oceano Atlântico. Fica a cerca de 600 km para oeste da costa de Senegal. É também um porto importante, sendo o seu clima tropical seco. Encontra-se num território de origem vulcânica. Possui cerca de 113 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A ilha de Santiago começou a ser povoada a partir do século XV na sequência dos Descobrimentos portugueses. Foi o navegador português Diogo Gomes quem descobriu a ilha em 1460. Praia constituiu-se rapidamente como o principal centro de comércio da região, incluindo o de escravos entre a África, a Europa e a América. Em 1858, assumiu a condição de capital de Cabo Verde, que se manteria colonizada por Portugal até ao século XX. Com a fundação do PAIGC, em 1956, por Amílcar Cabral, intensificaram-se os movimentos de independência que se materializaram em 1975. A partir desta data, a cidade passou a ser capital de um país independente. As ruínas da Sé Catedral, o Convento de São Francisco, a Fortaleza de São Filipe e o Pelourinho são locais de visita obrigatórios da cidade.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A Cidade da Praia é sobrepovoada e não possui grandes infraestruturas. O principal ponto de interesse é o animado mercado, polo de convergência de pessoas oriundas de lugares diversos. A cidade foi construída num pequeno planalto sobre a baía, plateau, como é conhecido localmente, que concentra os edifícios históricos. Próximas da cidade ficam as ruínas da cidade velha, a antiga capital colonial. Outros locais de interesse são o Palácio Presidencial (construído no século XIX para ser a residência do governador português), a antiga Câmara Municipal, a Igreja de Nossa Senhora da Graça (de estilo clássico), o Museu Etnográfico e o Monumento de Diogo Gomes. Não tem grande atividade turística, sendo o Tarrafal o destino preferido da ilha de Santiago.


Economia
A cidade tem um porto comercial por onde são exportados café, cana-de-açúcar e frutas tropicais. Possui também uma importante indústria pesqueira e uma proliferação do comércio de artesanato. Para além disso, desempenha uma relevante função político-administrativa e cultural. Contudo, enferma de diversos problemas económicos e naturais que são obstáculo ao seu desenvolvimento.
Como referenciar: Praia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-25 05:30:04]. Disponível na Internet: