Pré-Rafaelitas

A Irmandade Pré-Rafaelita designa um grupo de pintores ingleses constituído em 1848, a partir de uma discussão entre os artistas Holman Hunt e John Everett Millais. Tinham como objetivo fundamental a recuperação da pureza e claridade que caracterizavam algumas das pinturas medievais anteriores ao pintor renascentista Rafael e, logo, anteriores à tradição da arte académica e dos velhos mestres.
Os principais representantes deste movimento foram os pintores Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), John Everet Millais (1829-1896), Holman Hunt (1827-1910) e Ford Madox Brown (1821-1893). As suas obras artísticas versam normalmente temas bíblicos ou narrativos, pintados com cores fortes e "esmaltadas" e com grande minúcia de desenho. Rejeitando a autoritária temática mitológica e passadista da pintura académica, interessam-se pelo mundo contemporâneo e propunham uma arte de ação com alguma preocupação pela abordagem social que não deixava de revelar alguns aspetos mais visionários e utópicos. Pintavam geralmente ao ar livre, observando diretamente a natureza.
Apesar de apresentarem alguns princípios estéticos e ideológicos comuns, a sua produção artística não era unificada nem homogénea em carácter ou qualidade. Dante Rossetti, um dos pintores mais significativos desta corrente, demonstra uma clara preferência pela ilustração de temas medievais, retirados de obras literárias de Dante ou da lenda do Rei Artur.
A Irmandade Pré-Rafaelita estava ligada ao movimento Arts and Crafts e teve uma importante influência no desenvolvimento do Simbolismo, nos finais do século XIX.
Como referenciar: Pré-Rafaelitas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-31 05:33:29]. Disponível na Internet: