Artigos de apoio

PREC (Processo Revolucionário em Curso)

Com esta expressão, normalmente usada apenas sob a forma de sigla, designava-se a vaga de atividades levadas a cabo pela esquerda e pela extrema-esquerda com vista à conquista do poder de Estado.

Gerada no seio do jargão político inovador a que a Revolução do 25 de abril deu vida, a sigla PREC, correspondente à expressão Processo Revolucionário em Curso, designava a forte movimentação social e política registada em Portugal em 1974/1975, com particular ênfase entre o 28 de setembro de 1974 e o 25 de novembro de 1975. Trata-se de um período de grande agitação social e política, em que as organizações sindicais, dotadas de grande vitalidade, conduzem em vários setores lutas reivindicativas ora de carácter economicista ora de carácter político, sempre fortemente participadas, em que se aprofunda uma Reforma Agrária destinada a eliminar o latifúndio da paisagem rural portuguesa, e em que as autoridades tradicionalmente aceites são frontalmente contestadas, assistindo-se à criação ou à tentativa de criação de poderes paralelos nas Forças Armadas, ao cerco do Parlamento e consequente sequestro dos deputados por grande massa de grevistas, e a outros fenómenos de carácter revolucionário. Toda esta movimentação social decorre num ambiente político caracterizado pela instabilidade, em que a todo o momento circulam rumores de golpes político-militares das mais variadas tendências, uns provavelmente baseados em dados objetivos, outros meras construções arbitrárias e fantasistas, destinadas a mistificar a opinião pública. É neste ambiente político em que se cruzam intentonas e "inventonas" (outro neologismo da época) que se desenvolve o PREC, amplo e permanente movimento revolucionário, impulsionado ou potenciado pelos partidos e organizações de esquerda e extrema-esquerda com vista à conquista do poder de Estado, o qual encontrará o seu termo quando essas forças sofrem uma pesada derrota em consequência dos acontecimentos de 25 de novembro de 1975.
Como referenciar: PREC (Processo Revolucionário em Curso) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-08-16 16:36:33]. Disponível na Internet: