preço

É o cruzamento dos interesses, por um lado, de consumidores (manifestados na sua procura) e, por outro, de vendedores (expressos pela sua oferta) que determina, numa situação de mercado livre, o preço.
Os mecanismos de formação dos preços são diferentes consoante a estrutura de mercado em causa. Por exemplo, no caso de uma situação de concorrência perfeita, devido à inexistência de poder de mercado por parte das empresas (elas são price-takers, aceitam o preço formado no mercado), o preço é determinado pelos ajustamentos (aumentos ou diminuições) de quantidades por elas efetuados.
Já na presença de um monopólio, a empresa a operar no mercado é price-maker (tem poder para determinar, por si só, o preço de mercado).
Naturalmente, existe uma situação em que a formação dos preços não é determinada pelos mecanismos de mercado. Trata-se do caso dos preços fixados pelo Estado, quer de uma forma direta (fixação administrativa de preços), quer indireta (pela influência que o Estado pode exercer nos preços praticados por empresas públicas que detenham uma posição de monopólio).
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