Prémio Abel

Prémio anual instituído pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras atribuído a personalidades da área da Matemática. O Prémio Abel não apresenta limite de idades para os galardoados, ao contrário do seu congénere Medalha Fields que impõe um limite até aos 40 anos. É considerado o equivalente ao Prémio Nobel, uma vez que não existe a categoria Matemática entre as diversas áreas contempladas por este prémio.
Embora a sua instituição já estivesse prevista há muitos anos, só em janeiro de 2002 foi finalmente criado pelo Parlamento Norueguês. O nome atribuído ao prémio homenageia o grande matemático norueguês Niels Henrik Abel. A entrega do prémio é feita pelo rei da Noruega.
O primeiro matemático a vencer este novo prémio em junho de 2003 foi o francês Jean-Pierre Serre, pelo excecional desempenho e contribuições ao longo da sua vasta carreira, principalmente na Teoria dos Números.
Como referenciar: Prémio Abel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 13:07:41]. Disponível na Internet: