Prémio Nadal

O Prémio Nadal é um troféu literário espanhol que é atribuído desde 1945 a romances inéditos escritos em língua castelhana e que nunca tenham recebido outros galardões. Este prémio, organizado e entregue pela editora espanhola Ediciones Destino, de Barcelona, é o mais antigo galardão literário que existe em Espanha. Em cada ano é atribuído um prémio relativo a obras escritas no ano anterior.
A lista de vencedores do Prémio Nadal funciona como uma amostra da evolução da literatura espanhola desde 1944 e inclui nomes como Carmen Laforet (a primeira vencedora, com o livro Nada), Miguel Delibes, Rafael Sánchez Ferlosio, Carmen Martin Gaíte, Ana Maria Matute Ausejo, Álvaro Cunqueiro, Alejandro Gándara, Manuel Vicent, Juan Jose Millás, Rafael Argullol Murgadas, Rosa Regás e Lucia Etxebarria, esta em 1998 com a obra Beatriz Y Los Cuerpos Celestes. As obras apresentadas a concurso por autores espanhóis devem ter no mínimo 150 páginas em formato A4 para assim poderem concorrer a um prémio que ronda os 18 mil euros. Quem ficar em segundo lugar recebe seis mil euros. Estas quantias são consideradas adiantamentos referentes pela cedência dos direitos de edição da obra em causa. Os vencedores comprometem-se a assinar contrato com as Ediciones Destino, enquanto a editora garante que no prazo de um ano desde a atribuição do prémio publica a obra. A editora tem ainda o direito de durante um ano, caso o entenda, editar qualquer outra obra das que se apresentam a concurso.
O prémio é atribuído após votação de um júri composto por cinco elementos. Este é, normalmente, integrado em parte por vencedores de anteriores edições do Prémio Nadal.
Para chegar à vitória, os autores concorrentes têm de passar por um sistema de eliminatórias, onde são avaliados em votação secreta. Chegados à final, não pode haver empates nem serem repartidos os prémios. Assim, são efetuadas as votações necessárias até que haja um desempate. No entanto, o júri, se assim quiser, pode não atribuir o prémio caso entenda que não há entre os participantes qualidade literária suficiente.
Como referenciar: Prémio Nadal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 05:43:58]. Disponível na Internet: