Prémio Pritzker

O prémio Pritzker de arquitetura existe desde 1979 e distingue anualmente um arquiteto vivo, por iniciativa da Fundação Hyatt, dos Estados Unidos da América. Dada a sua importância a nível internacional é chamado de "Prémio Nobel da Arquitetura". Álvaro Siza Vieira, distinguido em 1992, foi o único arquiteto português a receber o Pritzker.
O Prémio Pritzker tem por objetivo distinguir um arquiteto cujo trabalho combine talento, visão e compromisso. O vencedor ganha cem mil dólares e, principalmente, prestígio internacional.
Desde o primeiro vencedor, o norte-americano Philip Johnson, já foram distinguidos arquitetos como o brasileiro Óscar Niemeyer, os norte-americanos Frank Gehry e Thom Mayne, o holandês Rem Koolhaas (autor do projeto da Casa da Música, no Porto) e o já referido Álvaro Siza Vieira. O prémio foi criado em 1979 por Jay A. Pritzker e, posteriormente, dirigido pela família Pritzker. Esta família está ligada à construção de edifícios por ser proprietária de uma importante cadeia internacional de hotelaria.
Apenas é distinguido um arquiteto por ano. As exceções ocorreram em 1988, de forma a celebrar o décimo aniversário do prémio (foram consagrados Óscar Niemeyer e o norte-americano Gordon Bunshaft), e em 2001 quando ganharam os suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, que trabalhavam em conjunto.
O prémio Pritzker tem o seu modelo de funcionamento baseado no dos Nobel, da Academia Sueca. A seleção final é feita por um júri internacional que vota em segredo. Em cada ano surgem, por norma, cerca 500 candidatos provenientes de 40 países.
A Fundação Hyatt organizou, em paralelo, uma exposição itinerante de arquitetura, onde são mostrados os trabalhos dos arquitetos premiados. A exposição começou por circular, em 1992, por cidades norte-americanas, até que em 1995 partiu para uma volta ao mundo. A mostra passou por Berlim, na Alemanha, o primeiro ponto de passagem, pela Áustria, e, antes de regressar em 1998 para novo périplo pelos Estados Unidos da América, esteve em São Paulo, no Brasil. Uma nova versão atualizada da exposição abriu em 1999 em Chicago, tendo sido publicado, na mesma altura, um livro sobre os Prémio Pritzker.
Como referenciar: Prémio Pritzker in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 13:55:31]. Disponível na Internet: