prensa

Em metalurgia, uma prensa consiste numa máquina utilizada em operações de forjamento a quente ou simplesmente para aplicar forças de compressão sobre um material. Podem ser hidráulicas ou mecânicas. As hidráulicas usam um fluido contido num cilindro e que atua sobre um êmbolo, o qual, por sua vez, comprime o prato ou a matriz contra a peça. As mecânicas podem ser de vários tipos: de excêntricos, de volante por fricção, de martelos mecânicos (forja), etc.
Uma prensa pode ainda ser uma máquina formada por dois elementos planos, um fixo e outro móvel, com a função de exercer pressão sobre um corpo situado entre elas, para estampá-lo, imprimi-lo, etc. É possível classificar as prensas de acordo com diversos conceitos. Segundo o tipo de acionamento, podem ser: mecânicas, hidráulicas ou pneumáticas; segundo o número de elementos móveis: simples, duplo ou múltiplo efeito; consoante o modo como é provocada a deslocação do elemento móvel, podem classificar-se: de alavanca, de fuso, de excêntrico, de engrenagens, etc.; consoante o tipo de operação que realizam: de embutimento, de extrusão, de corte, de prensagem, de assentamento, etc.
Existem numerosos tipos de prensas, combinando diversas das características mencionadas.
Como referenciar: prensa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 11:24:40]. Disponível na Internet: