Pretória


Aspetos Geográficos
Capital administrativa da África do Sul, Pretória situa-se no Nordeste do país, 50 km para norte de Joanesburgo. Fica num vale fértil rodeado pelas montanhas de Magaliesberg, fazendo parte de uma conurbação chamada Tshwane. Possui cerca de 1 500 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A cidade foi fundada oficialmente em 1855 pelos Boers (descendentes de colonos holandeses). Tornou-se em 1860 capital da recém-formada república do Transval. Símbolo da resistência dos Boers em relação aos britânicos durante as guerras boers (a primeira entre 1880 e 1881, e a segunda entre 1899 e 1902), Pretória tornou-se capital administrativa da nascente União Sul-Africana em 1910. Em 1931, ganhou o estatuto de cidade, e em 1961 manteve-se como capital administrativa quando a África do Sul se transformou numa república. Cidade muito associada ao "apartheid" na segunda metade do século XX, foi apenas com a chegada de Nelson Mandela ao poder que essa situação foi sendo alterada. Numa tentativa de retirar à cidade essa conotação negativa, foi feita, em 2003, uma proposta para lhe mudar o nome, que foi, porém, adiada na sequência de protestos.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade apresenta grande interesse turístico, uma vez que é segura e pode ser percorrida maioritariamente a pé para se visitar os seus locais de maior importância. A melhor altura para a visitar é nos meses de outubro e novembro, altura primaveril em que florescem aos milhares de jacarandás, verdadeiro símbolo da cidade. O centro da cidade corresponde à Praça Church, onde se situa a estátua de Paul Kruger, e a sua principal rua é a Church Street. Outros dos seus principais locais de interesse são a câmara municipal, a estação central de arquitetura neocolonial, a Melrose House (onde, em 1902, foi assinado o tratado de paz entre os britânicos e os boers), o Museu do Transval, os Union Buildings (sede do governo) ou o Menlyn Park, o maior centro comercial de África. É também um importante centro universitário.

Economia
A cidade constitui um importante centro industrial, nomeadamente na área norte, possuindo uma série de indústrias pesadas como as do ferro e aço, automóveis ou maquinaria. É um dos principais motores da economia do país, destacando-se também as suas funções administrativas e os proventos turísticos. É servida pelo aeroporto internacional de Joanesburgo.
Como referenciar: Pretória in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 09:26:25]. Disponível na Internet: