Primeiro Campeonato do Mundo de Futebol

Após vários anos de estudos e propostas da Federação Internacional do Futebol Amador (FIFA) para organizar uma competição internacional com a participação dos seus países membros, em 1930 realizou-se, finalmente, o primeiro campeonato do mundo de futebol.

O país escolhido para organizar este mundial foi o Uruguai, na América do Sul, que festejava nesse ano o centenário da sua independência. Treze países participaram nesta estreia dos campeonatos organizados pela FIFA.

Assim, a 13 de julho de 1930, realizaram-se os primeiros jogos de um campeonato do mundo: França-México (4-1) e EUA-Bélgica (3-0). Todas as partidas da competição foram disputadas no estádio de Montevideu.

Após vencer a Roménia e o Peru na primeira fase, a equipa da casa ganhou por 6-1 à Jugoslávia nas meias-finais e qualificou-se para o encontro decisivo frente à Argentina.

A final, disputada a 30 de julho, foi presenciada por uma extraordinária massa humana de 90 mil espectadores, que vibravam com a equipa uruguaia. O árbitro foi o belga Langeneus. O Uruguai marcou primeiro, mas foi a Argentina que chegou ao intervalo a vencer por 2-1.

Na segunda parte, os uruguaios deliciaram a assistência com mais três golos e conseguiram a reviravolta no resultado, que acabou em 4-2, com a equipa da casa a arrebatar o troféu no primeiro mundial de futebol.

Como referenciar: Primeiro Campeonato do Mundo de Futebol in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-02 07:25:22]. Disponível na Internet: