Primeiro Super Bowl

Em agosto de 1959 um empresário de Dallas, Lamar Hunt, foi incitado a formar uma liga de futebol americano que, no ano seguinte, já estava organizada e a jogar. Inicialmente foi recebida com algum descrédito, mas com o passar dos anos teve um grande efeito no futebol americano profissional. Em 1966, a National Football League e a American Football League anunciaram que iam entrar em conversações e, no final desse ano, decidiram que a equipa vencedora de cada liga jogaria uma contra a outra num campeonato chamado Super Bowl.
O 1.º Super Bowl realizou-se em janeiro de 1967 no Memorial Coliseum, em Los Angeles, entre as equipas Green Bay Packers, da National Football League e Kansas City Chiefs, da American Football League. Perante um estádio com 61 946 espectadores ganharam os Green Bay Packers, com um resultado de 35-10. O melhor jogador foi Bart Starr, que teve um papel decisivo na vitória da sua equipa. O seu objetivo no I.º Super Bowl era fazer os passes a Max McGee.
No final da partida, os jogadores da equipa vencedora receberam 15 mil dólares cada um e os da Kansas City Chiefs 7.500 dólares, o que fez com que o Super Bowl fosse a competição com maiores prémios de jogo da altura. Apesar de tudo, o jogo Super Bowl só foi conhecido com este nome a partir da sua quarta edição.
Como referenciar: Porto Editora – Primeiro Super Bowl na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-20 21:06:28]. Disponível em