Príncipe Carlos

Príncipe herdeiro da coroa britânica, nasceu a 14 de novembro de 1948 no Palácio de Buckingham, em Londres, sendo filho mais velho da rainha Isabel II de Inglaterra e de Filipe, Duque de Edimburgo.
Com o nome de batismo Carlos Filipe Artur Jorge Mountbatten-Windsor, ao nascer foi-lhe dado o título de Sua Alteza Real Príncipe Carlos de Edimburgo.
Quando a mãe assumiu o trono, em 1952, Carlos passou a ser o Duque da Cornualha, e na Escócia o Duque de Rothesay e Conde de Carrick, assim como Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas e Príncipe e Grande Steward da Escócia. O príncipe estudou na Escócia, na Austrália, na Universidade de Cambridge, em Inglaterra, onde se formou em Arquitetura, e na Universidade de Gales, onde estudou galês.
Em 1958, tornou-se Príncipe de Gales, embora só tenha sido investido a 1 de julho de 1969, no País de Gales.
No início da década de 70, começou a carreira militar, tendo sido piloto de helicópteros e de caças. Carlos serviu na Marinha Britânica, entre 1971 e 1976, tendo comandado um barco de guerra entre fevereiro e dezembro do último ano de serviço.
Ainda em 1976, criou o Prince's Trust, uma instituição destinada a ajudar os mais desfavorecidos e marginalizados a constituir os seus próprios negócios.
O herdeiro do trono também se dedicou à pintura, especialmente de aguarelas, à escrita e à defesa do ambiente
A 24 de fevereiro de 1981 foi anunciado o seu noivado com Diana Spencer, filha do Oitavo Conde Spencer, que tinha 19 anos e era professora num jardim de infância.
O casamento ocorreu a 29 desse ano na Catedral de São Paulo, em Londres, perante 3500 convidados. A cerimónia foi seguida pela televisão por cerca de 750 milhões de pessoas. O casal teve dois filhos, os príncipes Guilherme e Henrique. Contudo, Carlos e Diana divorciaram-se a 28 de agosto de 1996, depois de ambos terem assumido que haviam mantido relações extra-conjugais.
Quando Diana morreu em agosto de 1997, o Príncipe de Gales tratou de tudo como se ela ainda fosse sua esposa, o que levou a que ganhasse grande simpatia por parte do povo britânico.
Mais tarde, Carlos assumiu publicamente a sua relação com Camilla Parker-Bowles, com quem já mantinha uma relação há longos anos. O par viria a casar-se, numa cerimónia civil, a 9 de abril de 2005, em Windsor, seguida da bênção religiosa na Capela de São Jorge.
Como referenciar: Príncipe Carlos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 04:40:42]. Disponível na Internet: