princípio do prazer

Segundo Freud, o princípio do prazer, juntamente com o princípio da realidade, é a base do rumo dos acontecimentos psíquicos e as duas formas de funcionamento mental.
O princípio do prazer caracteriza-se pela procura de prazer e ao mesmo tempo de evitamento de dor, sofrimento ou tensão, por parte de um organismo. Todos os seres vivos obedecem a este princípio, mas no caso do homem, os processos psíquicos inconscientes procuram a obtenção do prazer e este princípio governa completamente o seu comportamento enquanto criança. Neste princípio o que predomina é a busca do prazer a qualquer custo e este é conseguido através da descarga de qualquer aumento de tensão.
Na teoria psicanalítica, o princípio do prazer, que representa o desejo instintivo de satisfação, é modificado pelas solicitações do mundo exterior, ou seja, pelo princípio da realidade.
O princípio do prazer constitui uma energia interna enorme à qual se opõe o princípio da realidade.
Como referenciar: princípio do prazer in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 12:06:08]. Disponível na Internet: