Pristina


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Kosovo, Pristina localiza-se na zona de planície, no centro do país, onde se encontra a estrada principal que liga a Macedónia à Sérvia. Tem cerca de 845 km2 e possui cerca de 500 000 habitantes (2008). É o centro administrativo, económico e cultural do país.

História e Monumentos A localidade onde se situa a capital foi inicialmente povoada pelos Romanos. A sudeste da cidade foram encontrados vestígios de Ulpiana, o principal centro da região da Ilíria, fundado no século II, no tempo do Imperador Trajano.
Pristina foi um importante centro político e cultural para a Sérvia no século XIV, perto do qual se deu a Batalha do Kosovo, em 1389, contra os Otomanos, que passaram a dominar a região. A partir de então, e durante séculos, recebeu um grande número de emigrantes turcos e albaneses.
Passou a ser considerada capital do Kosovo após a Segunda Guerra Mundial, mas em 1989 a Sérvia retirou o estatuto de autonomia ao Kosovo e tomou conta da administração da cidade e das instituições locais mais importantes, como a Universidade de Pristina, fundada em 1970, a Academia das Artes e Ciências, o Instituto de Albanologia e o Instituto de História, despedindo muitos dos intelectuais albaneses que aí trabalhavam.
Alguns dos monumentos importantes da cidade são o Museu de História do Kosovo, onde se destacam os vestígios de Ulpiana, na época romana, a Mesquita Imperial, fundada em 1461, pelo turco Mehmet II Fatih, o Mosteiro Gracanica da religião ortodoxa sérvia, do século XIII, uma igreja católica, religião de menor expressão, e o mausoléu do Sultão Murat.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Na cidade de Pristina são famosos o distrito de Kurrizi, a zona de Dardania e de Qafa, onde se localizam as lojas, os cafés, os bares, etc., mais conhecidos e populares.

Economia
Já com uma longa história, a cidade é famosa pelas suas feiras de artesanato e outros artigos, nomeadamente têxteis, trabalhos em madeira, cobre, cerâmica e bordados. Para além disso, dedica-se à exploração do turismo e a atividades comerciais, industriais e agrícolas.
Possui um aeroporto, que fica a 16 km a sudeste da capital, e a via principal que liga a Macedónia à Sérvia.
Como referenciar: Pristina in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 18:12:41]. Disponível na Internet: