Produto Interno Bruto (PIB)

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é o montante dos bens e serviços por ele produzidos num dado ano. Esse valor refere-se à produção efetuada no país, independentemente de ser realizada por empresas nacionais ou estrangeiras. Se o critério de contabilização fosse a nacionalidade, tratar-se-ia de um outro conceito, o de Produto Nacional Bruto (PNB).
O PIB é um dos agregados macroeconómicos, ou seja, é uma grandeza que representa o conjunto das operações efetuadas, durante o ano, pelos vários agentes dessa economia.
Em termos de Contabilidade Nacional, considera-se o PIB (a preços de mercado) como a soma do consumo privado, do consumo público, do investimento das empresas e das exportações líquidas (ótica da despesa).
Entre 1988 e 1993, as taxas anuais médias de crescimento do PIB a preços constantes foram de 2,0% na União Europeia e de 2,7% em Portugal.
Como referenciar: Produto Interno Bruto (PIB) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 13:47:04]. Disponível na Internet: