progresso social

Progresso, quando se trata de um fenómeno qualitativo, significa sempre um melhoramento. Trata-se de uma mudança definida como desejável, de acordo com determinados juízos de valor. É um movimento social orientado no sentido de objetivos considerados preferíveis. Ou seja, o progresso social deverá ser desejado como a realização do bem-estar comum de uma sociedade. Sendo que cada sociedade tem como referência a sua própria ordem de valores ou de entendimento da vida humana, é difícil que todos os grupos compartilhem a mesma ideia de progresso. No entanto, quando falamos em progresso científico e em crescimento económico, estes não eliminam, necessariamente, as desigualdades sociais nem promovem a reconciliação entre os homens ou entre os povos. Daí que o progresso social, entendido como uma evolução para melhor, implica várias formas de progresso: melhoria das condições de vida, permitida pelo progresso económico, que leva a um bem-estar maior das populações. Ao melhorar as relações sociais entre grupos e classes sociais, leva à integração social através da solidariedade entre os membros de uma sociedade.
Trata-se de um progresso geral da sociedade, que opera modificações ao nível das suas estruturas e instituições, assumindo diversas dimensões ao nível da sociedade. Abarca os conhecimentos científicos, as descobertas técnicas, o progresso económico, o progresso técnico, etc.
O progresso social surge, muitas vezes, pelo meio de tensões sociais ou desfasamentos culturais, pela necessidade de os ultrapassar.
Como referenciar: progresso social in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:46:00]. Disponível na Internet: