propergol

O propergol consiste numa mistura de substâncias químicas cuja decomposição ou reação provoca uma libertação de energia que se aproveita para produzir o impulso nos motores dos foguetes.
Os propergóis são constituídos por um combustível e um comburente. Podem ser sólidos, líquidos ou mistos (litergóis). Quando surgem sob a forma de composto único, cuja reação se inicia mediante um catalisador, designam-se catergóis; quando são constituídos por uma mistura líquida ou sólida, chamam-se monergóis, e os sistemas de componentes separados que reagem por simples contacto designam-se hipergóis.
A mistura de amoníaco (combustível) e de nitrato de amoníaco (comburente) constitui um monergol. Como comburente clássico dos hipergóis utiliza-se o oxigénio líquido e como combustível gasolina, amoníaco, hidrogénio líquido, hidracina ou outros compostos. O peróxido de hidrogénio é um catergol.
Como referenciar: propergol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 20:32:10]. Disponível na Internet: