Propileus

O Propileus (ou Propylaea) foi concebido para proporcionar uma entrada monumental ao centro religioso da cidade de Atenas, a Acrópole. Este pórtico gigantesco foi projetado e concebido por Mnésicles (arquiteto do século V a. C.), entre 437 e 432 a. C. Inicialmente o seu projeto era mais ambicioso do que o resultado final; no entanto, o artista acabou por ser muito bem sucedido na projeção de uma entrada imponente para a Acrópole.
Para a concretização dos seus planos utilizou elementos construtivos da ordem jónica, na colunata principal, enquanto que para a construção da alameda a flanquear o pórtico usou colunas jónicas para conseguir um resultado mais elegante e faustoso. O pórtico encontra-se ladeado por colunas de menores dimensões, conducentes a um templo jónico dedicado a Atena Niké, erigido ao estilo do Pártenon, mas apresentando uma estrutura mais suave.
Como referenciar: Porto Editora – Propileus na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 10:23:11]. Disponível em