prostaglandina

Designa-se prostaglandina qualquer elemento de um grupo de compostos orgânicos derivados de ácidos gordos essenciais com atividade biológica hormonal e reguladora, cuja estrutura comum é o ácido prostanóico, ácido gordo com 20 átomos de carbono, dos quais os carbonos 8 a 12 formam um anel de cinco lados. Catorze deles, pelo menos, encontram-se no plasma seminal. Encontram-se igualmente presentes noutros tecidos e podem ser obtidos sinteticamente. Dividem-se nos grupos P, E, F, A e B.
As prostaglandinas produzem uma diminuição da pressão sanguínea e induzem a contração dos músculos lisos.
Dois derivados das prostaglandinas têm efeitos antagónicos na circulação sanguínea: o tromboxano A2 provoca a coagulação do sangue enquanto que a prostaciclina provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.
Algumas prostaglandinas são antagonistas de ação de determinadas hormonas e outras usam-se clinicamente para provocar o parto e como abortivos em humanos e animais.
Como referenciar: prostaglandina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 21:18:14]. Disponível na Internet: