pseudoapendicite

A apendicite traduz-se por uma inflamação do apêndice, uma pequena estrutura filiforme associada ao cego intestinal, na zona inicial do cólon. A inflamação pode ter origens diversas podendo ser de evolução lenta ou aguda, caso em que é exigida imediata intervenção cirúrgica para remoção do apêndice inflamado.
No entanto, diversas outras patologias geram quadros sintomáticos semelhantes, com náuseas, perda de apetite, vómitos (por vezes) e dor abdominal intensa, focalizada principalmente no quadrante inferior direito, com abdómen sensível ao toque. Nestas situações, pode-se dizer que estamos em presença de uma pseudo- apendicite, já que embora os sintomas sejam idênticos, não existe inflamação do apêndice. Uma situação de pseudoapendicite pode ser originada por diversas patologias, como uma gastrenterite, infeções intestinais, quistos ováricos, infeções urinárias ou ginecológicas e até parasitoses gastrintestinais.
O diagnóstico de uma apendicite raramente pode ser feito com certeza absoluta, sendo necessário o recurso a meios auxiliares de diagnóstico, como análises sanguíneas e de urina, raio-x abdominal, ecografia ou, nalguns casos, laparoscopia, de forma a distinguir a situação de uma pseudoapendicite, cujo tratamento é diferente, dependendo do agente etiológico.

Como referenciar: pseudoapendicite in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 15:02:48]. Disponível na Internet: