Quebeque

Província do Canadá. Situada na parte oriental do país, estende-se da baía de Hudson até ao golfo de S. Lourenço. Abrange uma área de 1 540 681 km2 e possui uma população de 7529 100 habitantes (2004). A cidade do Quebeque, a mais antiga do Canadá, é a capital - o seu centro histórico foi classificado pela UNESCO Património Cultural Mundial em 1985. A cidade de Montreal é uma das maiores do país.
Esta província canadiana é um importante centro de cultura francesa. Do total da população, 80% é francófona, o que se explica por razões de ordem histórica que se prendem com a colonização. O território foi descoberto pelo francês Jacques Cartier, que lhe chamou Nova França, em 1534. O primeiro grande passo na sua exploração foi dado por Samuel de Champlain, também francês, em 1608. Em 1759, o Quebeque foi tomado pelo general Wolfe. Quatro anos depois, tornava-se oficialmente colónia inglesa pelo Tratado de Paris.
A especificidade histórica e cultural do Quebeque no contexto da América do Norte tem levado a que determinados setores da sociedade coloquem o problema da integração do território no Canadá. Os movimentos independentistas têm-se feito notar e os partidos de orientação nacionalista têm ganho expressão eleitoral crescente, colocando na ordem do dia a hipótese da formação de um estado autónomo.
Como referenciar: Quebeque in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-11 20:43:00]. Disponível na Internet: