Queloniídeos

Família de tartarugas marinhas, da ordem dos quelónios, constituída por cinco espécies. Vive nas águas temperadas e quentes do mar Mediterrâneo, Mar Negro, oceano Atlântico, Índico e Pacífico. Vivem na água só vindo a terra fazer a sua postura.
A quando da postura as fêmeas abandonam o seu meio aquático durante algumas horas e arrastam-se com alguma dificuldade sobre a areia. Põem os ovos num buraco que cavam com as patas posteriores e que cobrem com areia. Os machos (que se mantêm sempre na água) encontram-se em melhores condições de não serem apanhados. Os seus possantes membros anteriores são bem desenvolvidos e espalmados e o corpo hidrodinâmico estreita para trás. Podem atingir o peso de quatrocentos e cinquenta quilos.
São boas nadadoras quer à superfície quer à profundidade.
Alimentam-se principalmente de algas.
É exemplo de tartaruga desta família a tartaruga verde, também denominada tartaruga-franca ou tartaruga comestível. O seu nome tartaruga verde resulta do colorido esverdeado da sua gordura e da sua carne ligados ao escudo ventral.
Como referenciar: Porto Editora – Queloniídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-09 04:33:35]. Disponível em