Questão de Bolama

Bolama é o nome de uma ilha na Guiné, descoberta pelos portugueses no século XV.
A 10 de abril de 1753 foi tomada posse oficial, para que nenhum país a pudesse reclamar como sua. No entanto, uma colónia britânica estabeleceu-se lá, após um inglês ter comprado a ilha ao régulo local sem que Portugal disso tivesse conhecimento. A colónia apenas subsistiu um ano aos ataques e às doenças, até 1793.
Em 1827 os ingleses reclamam-na novamente como sua, elaborando tratados com os "régulos" (guineenses) dos quais apenas se teve notícia em Portugal em 1860. Entretanto, em 1828, a população local declarou-se portuguesa e dois anos depois foi feita uma fortaleza pelos portugueses para reforçar a sua ocupação, uma vez que as negociações diplomáticas não estavam a dar fruto. Os britânicos insurgiram-se e em 1838 desembarcaram na ilha, deitaram abaixo a bandeira portuguesa e tomaram escravos, voltando mais tarde para aniquilar as armas portuguesas, queimar os quartéis e declarar ao governador que o arquipélago dos Bijagós seria possessão inglesa, estando os portugueses proibidos de efetuarem algum contacto.
Portugal resistiu, os britânicos aprisionaram escravos e um juiz em 1858, e em 1860 a ilha foi incluída pelos ingleses nas suas possessões pertencentes ao âmbito da Serra Leoa. Não foram ouvidas as propostas de delimitação de território de Portugal, mas quando em 1868 a Inglaterra aceitou finalmente a arbitragem como forma de resolver o litígio, o presidente dos Estados Unidos, Ulisses Grant, decidiu após dois anos de estudo de provas que a ilha pertencia por direito a Portugal.

Como referenciar: Questão de Bolama in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 21:36:48]. Disponível na Internet: