QuickTime

A primeira versão do QuickTime foi lançada pela Apple a 2 de dezembro de 1991, para uma versão do sistema operativo Mac OS chamado "System 6".
Só cerca de três anos mais tarde é que o sistema operativo Windows foi contemplado com uma versão deste programa, no caso com o QuickTime 2.0, em novembro de 1994.
Esta versão foi, aliás, a única de entre a evolução do QuickTime que não foi disponibilizada gratuitamente pela Apple. Atualmente na versão 7.2, lançada a 7 de julho de 2007, o QuickTime está preparado para funcionar com o Mac OS X versão 10.3.9 ou mais recente, ou ainda com o Windows XP ou Vista.
O conjunto da tecnologia QuickTime integra não só o leitor multimédia QuickTime Player, mas também uma estrutura de software que permite a codificação e descodificação de diferentes formatos de áudio e vídeo, e ainda um formato próprio de vídeo, o QuickTime Movie.
Embora a arquitetura do QuickTime lhe permita a integração de codecs de áudio ou vídeo adicionais, para suportar diferentes formatos, a última versão deste software está apta a lidar com a maioria dos tipos de média:
- ao nível do áudio, o QuickTime pode reproduzir todo o tipo de ficheiros de CD Áudio, MIDI, AIFF, Apple Lossless, MP3 e MPEG-4, ou WAV, entre outros;
- no que respeita aos gráficos, o programa consegue reproduzir todo o tipo de ficheiros no formato AVI, 3GPP e 3GPP2 (comuns nos telefones celulares mais recentes), Digital Vídeo, MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4, e, evidentemente, QuickTime Movie, entre outros; pode ainda ser utilizado para apresentar imagens em formato JPEG, Bitmap e GIF, ou animações em Flash.

Como referenciar: QuickTime in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 19:09:43]. Disponível na Internet: