química

De uma forma abstrata, pode definir-se a química como a ciência que estuda as causas e os efeitos da distribuição, cedência e captura de eletrões entre átomos e moléculas e das relações entre os níveis energéticos dos citados eletrões nos átomos e nas moléculas.
A química pode dividir-se em química pura e em química aplicada:
Na química pura integram-se dois grandes ramos, em que, tradicionalmente, se divide: a química orgânica e a química inorgânica. Outros ramos da química pura ocupam-se tanto de substâncias orgânicas como inorgânicas: são a química analítica, a química física, a química preparativa e a química teórica. A química aplicada emprega diversos processos da química pura para resolver problemas científicos e técnicos. Compreende domínios como a química agrícola, a bioquímica, a geoquímica, a cristaloquímica, a química farmacêutica, a química macromolecular, a química coloidal, a química legal e a química tecnológica ou industrial.
Desde tempos remotos que o Homem tem procurado conhecer o mundo que o rodeia utilizando, para tal, os recursos naturais ao seu dispor, extraindo e fabricando outros materiais com o objetivo de melhorar as suas condições de vida. Cozia barro, utilizava corantes, fundia metais e curtia peles.
O domínio dos processos de transformação dos materiais, já evidenciado no antigo Egito e entre os gregos, conheceu o seu primeiro grande desenvolvimento com os alquimistas - químicos da Idade Média. Estes tinham como objetivo procurar a Pedra Filosofal que lhes permitiria transformar metais comuns, como o chumbo, em ouro.
No século XVIII, devido aos trabalhos desenvolvidos por Lavoisier e outros químicos da época, a química surgiu como ciência.
A partir daí, e para responder às necessidades do Homem, a química passou a ser aprofundada, com base na experimentação, nas mais diversas vertentes, nomeadamente no estudo dos materiais de carbono, no aperfeiçoamento dos métodos de análise e no progresso cada vez mais acentuado da indústria.
Como referenciar: química in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 22:09:44]. Disponível na Internet: