Rajiv Gandhi

Político indiano (1944-1991), neto de Jawaharlal Nehru, filho de Indira Gandhi, dois ex-primeiros-ministros do Estado indiano, educado em Londres na Universidade de Cambridge e no Colégio Imperial. Inicialmente não tinha grandes aspirações de ser político, mas foi arrastado para este mundo depois da morte do seu irmão Sanjay, num acidente de avião.

Em 1980, deu continuidade a uma dinastia política transmitida na sua família, ao ocupar o lugar parlamentar deixado vago pelo seu irmão. Cedo se revelou conselheiro de sua mãe, a primeiro-ministro Indira Gandhi, que o nomeou secretário Geral do Partido do Congresso em 1983.

Rajiv ganhou a alcunha de "Sr. Limpo" por lutar contra a corrupção nos meandros políticos. À morte de sua mãe Indira Gandhi, assassinada em 1984, foi unanimemente eleito pelos líderes dos partidos seu sucessor, e foi também eleito dirigente do Partido do Congresso.

Durante a sua governação tentou resolver os graves problemas sociais e étnicos e a onda de corrupção que ensombrava o seu governo e abalava a sua credibilidade.

Em 1989 foi derrotado nas eleições legislativas e, em 1991, tentou voltar à política, mas foi assassinado num comício em Tamil Nadu.


Como referenciar: Rajiv Gandhi in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 01:49:50]. Disponível na Internet: