ramos da atividade económica

A economia de um país pode ser dividida em vários ramos, de acordo com a natureza da atividade desenvolvida pelas empresas instaladas nesses ramos. Todas as empresas pertencentes ao mesmo ramo têm características comuns (são homogéneas entre si), produzindo bens e/ou serviços semelhantes, por processos de produção similares (embora possam existir diferenças tecnológicas substanciais).
Este é um critério muito seguido pela contabilidade nacional. É, de alguma forma, uma classificação alternativa à dos setores da atividade económica, embora, naturalmente, ambas possam e devam ser utilizadas conjuntamente. Apresenta, no entanto, a vantagem de permitir mais precisamente conhecer e medir o contributo de cada atividade para o total da produção nacional.
No caso concreto das contas nacionais portuguesas, efetua-se a subdivisão das atividades económicas em 49 ramos. Como por exemplo:

Como referenciar: ramos da atividade económica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:22:01]. Disponível na Internet: