rap

Estilo musical desenvolvido por negros norte-americanos nas ruas de Nova Iorque, em meados da década de 70. Data de 1979 o primeiro sucesso rap a nível mundial: "Rapper's Delight" dos Sugar Hill Gang.
O rap é caracterizado pela vocalização falada de textos rimados ao som de uma batida forte, marcada por um arranhar ritmado da agulha no disco de vinil. As suas letras contemplam a crítica política e social, orientada para temas como a injustiça social, o racismo ou a toxicodependência.
Ao longo das décadas de 80 e 90 assumiram particular destaque artistas como os Run DMC, LL Cool J, as Salt'N'Pepa, MC Hammer, os Beastie Boys, Puff Daddy e Coolio, entre outros. Alguns grupos foram objeto de polémica pela radicalização dos seus textos tais como os 2 Live Crew, Public Enemy, NWA (Niggers With Attitude), Ice-T, Body Count, e Ice Cube.
Em Portugal o rap manifestou-se na década de 90, destacando-se grupos como Da Weasel, Mind Da Gap, Black Company e General D.
Como referenciar: rap in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 19:09:05]. Disponível na Internet: