RDIS

RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços) ou ISDN (Integrated Services Digital Network) é uma rede de telecomunicações em que a informação circula sob a forma digital (bits) e suporta, num único acesso de assinante, um conjunto diversificado de serviços: voz, dados, texto e imagem. Contrasta com as redes que foram projetadas com vista a um só tipo de serviços, como é o caso da rede telefónica. Na forma mais simples (acesso básico), o acesso de assinante suporta dois canais designados por "B", com uma taxa de transmissão de 64 kbit/s cada um, e um canal a 16 kbit/s, designado por "D". Os canais B destinam-se à transferência de voz e dados e o canal D à sinalização e transferência de dados.
Nas ligações mais recentes podem existir até 4 canais que, individualmente, suportam taxas de transferência de 64 Kbps. Esta evolução coloca este sistema no limiar inferior dos acessos denominados de banda larga.
Como referenciar: RDIS in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:13:56]. Disponível na Internet: