reator rápido

Um reator rápido consiste num reator nuclear que utiliza neutrões rápidos para manter as reações de fissão. Ao contrário dos outros reatores nucleares, este usa como combustível urânio enriquecido (urânio-238) e não é usado nenhum moderador para reduzir a velocidade dos neutrões.
O núcleo deste tipo de reator é envolvido por um manto de carboneto de urânio enriquecido. Quando se encontra em operação, algum desse urânio é convertido em plutónio, que pode vir a ser usado posteriormente como combustível. Os reatores regeneradores rápidos são capazes de extrair 60 vezes mais energia do urânio que os reatores térmicos. Nos anos 50, quando se pensava que os stocks de urânio se poderiam esgotar, este tipo de reatores foi considerado o reator do futuro.
Atualmente, e apesar de terem sido descobertas novas reservas de urânio, os problemas de poluição e segurança dos reatores nucleares em geral e as dificuldades de construção dos reatores rápidos levaram a uma diminuição no seu desenvolvimento.

Como referenciar: reator rápido in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 05:46:39]. Disponível na Internet: