Rede Natura 2000

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica europeia, constituída por Zonas de Proteção Especial (ZPE) e por Zonas Especiais de Conservação (ZEC). Estas zonas foram criadas com o objetivo particular de conservação das aves, respetivos habitats e conservação dos habitats naturais em geral, da fauna e flora. Do conjunto dos países que formam a União Europeia, existem cinco estados que, por se localizarem na região mediterrânica, possuem uma notável diversidade de habitats e espécies que são relevantes no que diz respeito à concretização dos objetivos da Rede Natura 2000. Entre eles encontra-se Portugal.
Os objetivos principais da rede são: contribuir para assegurar a conservação dos habitats de aves, da fauna em geral e da flora que se encontrem ameaçados, ou que sejam significativas no espaço da UE. A partir das listas nacionais, elaboradas pelos Estados Membros com vista à proteção especial (ZPE), são selecionados os Sítios de maior Importância Comunitária (SIC) que, por sua vez, dão lugar a Zonas Especiais de Conservação (ZEC). Esta rede ecológica resulta pois da implementação de duas diretivas comunitárias: a diretiva das aves - 79/409/CEE e a dos habitats - 92/43/CEE. Portugal desempenha, neste contexto, um importante papel no cumprimento dos objetivos da Rede Natura 2000 dada a riqueza do seu património natural e grande biodiversidade. No âmbito da primeira diretiva o nosso país declarou em 1998 um conjunto de áreas de ZPE. Desde então, com base na informação mais atual do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), novas propostas de criação de ZPE têm sido apresentadas. No caso português, o ICN é o órgão responsável pela apresentação da Lista Nacional de Sítios. A partir das Listas Nacionais, o processo de seleção dos Sítios de Importância Comunitária é efetuado por meio da análise e discussão bilateral, entre a Comissão e os Estados Membros.
Como referenciar: Rede Natura 2000 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 18:30:35]. Disponível na Internet: