redundância (linguística)

A língua, enquanto código comunicativo, também possui mecanismos de repetição de informação com o objetivo de combater o ruído (que se traduz em falta de atenção, incompreensão de algum segmento, problemas de audição e de produção, etc) e assim facilitar a comunicação e a descodificação da mensagem. Assim, as línguas possuem mecanismos gramaticais de redundância. Um exemplo disso são os processos morfo-sintáticos de concordância em género e número, ou seja, a informação de género e de número é simultaneamente dada pelo determinante e pelo morfema de género/número do adjetivo em português:

O ataque massivo e repentino deixou as populações desprotegidas.

Da mesma forma, o português possui um mecanismo morfo-sintático de redundância entre o sujeito e o predicado, a informação do número e pessoa verbais está evidente no sujeito e na forma verbal:
Nós sabemos...
Tu sabes...
Os angolanos foram feitos prisioneiros de guerra.

A nível semântico, a redundância manifesta-se por exemplo nas informações temporais, que são simultaneamente dadas pelos advérbios e pelos morfemas de modo/tempo dos próprios verbos:

Na semana passada visitei o museu da Ciência.

A redundância linguística é também o que permite que os textos possam ser lidos rapidamente e na diagonal sem prejuízo de obtenção do mínimo informativo, da ideia fundamental. A redundância joga também com o mecanismo da previsibilidade, permitindo também a descodificação das "gralhas" num texto (na palavra "comptador", a previsibilidade da sequência de letras permite-nos identificar imediatamente a letra em falta). A redundância pode ainda manifestar-se ao nível gestual, uma vez que é o aceno da cabeça ou a movimentação das mãos é redundante em relação à palavra, e tonal, na medida em que uma entoação enfática é redundante em relação à estrutura frásica que acompanha, não acrescentando conteúdo informativo.
Como referenciar: redundância (linguística) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:12:11]. Disponível na Internet: