refratómetro

Um refratómetro é um dos vários instrumentos usados para a medição do índice de refração de uma substância ou de um meio.

Hoje em dia, encontra-se no mercado uma grande variedade de refratómetros, com diferenças essencialmente quanto ao objetivo a atingir com a sua aplicação.

Existem refratómetros de bolso, usados no local da amostragem como indicador da extensão da reação, e existem refratómetros mais modernos, precisos e exatos, como os automáticos, utilizados na realização de análises identificadoras de substâncias.

O funcionamento dos refratómetros baseia-se na medição do ângulo limite numa reflexão total, designado por ângulo crítico (qc). Este é o ângulo de refração característico de um dado meio M, quando o raio de luz incidente efetua um ângulo de 90º com a normal à superfície de separação ar-meio M.

Um dos refratómetros mais usuais devido à facilidade do seu manuseamento é o de Abbe ou Abbé. Este, tem como principal aplicação a determinação do índice de refração de líquidos e sólidos transparentes. É constituído por uma fonte policromática e por um conjunto de prismas (prismas de Amici) que compensam a dispersão da luz realizada pela amostra e pelo sistema ótico, de modo a que o índice de refração apareça referenciado à risca D do sódio.

Para medir pequenas diferenças no índice de refração, por exemplo, no caso dos gases, usa-se o refratómetro de interferência. Neste instrumento, um raio luminoso divide-se em duas partes, uma das quais atravessa o gás que se pretende estudar e a outra um material de índice de refração conhecido.


Como referenciar: refratómetro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-08 18:09:54]. Disponível na Internet: