Régis Jauffret

Escritor francês nascido a 5 de junho de 1955, em Marselha, no seio de uma família da burguesia, conquistou o Prémio Femina 2005 com o romance Asiles de Fous.
Frequentou uma escola de Jesuítas, mas acabou por ser expulso e regressou a casa. Ainda na adolescência descobriu os prazeres da leitura, nomeadamente de romances. Entre os seus autores preferidos figuravam nomes como os de Marcel Proust, Virginia Woolf ou Wittgenstein.
Entretanto, Régis Jauffret começou, ele próprio, a escrever, tendo principiado por fazer textos para rádio e artigos para a revista Tel Quel. Aos 29 anos lançou o seu primeiro romance, embora sem obter grande sucesso, o que dificultou o acesso às editoras literárias quando pretendeu publicar as suas obras seguintes. Apenas anos mais tarde, em finais da década de 90, conseguiu impor-se definitivamente no panorama literário francês. A obra Histoire d'Amour, de 1998, obteve reconhecimento da crítica e do público e, tal como a maioria dos seus romances, abordava a problemática da vida conjugal e familiar, personagens bizarras e espíritos sórdidos.
A Histoire d'Amour sucedeu, em 1999, Clémence Picot, em 2001, Promenade e, em 2003, Univers, Univers, romance com o qual Jauffret ganhou o prémio literário francês Décembre. Nesta obra cruzam-se diversas histórias, com o autor a mergulhar fundo na mente de uma mulher que ao longo de toda ação faz um cozinhado sem saber se é para a família, da qual não se lembra, ou para uns amigos terríveis.
A consagração definitiva de Jauffret aconteceu com a obtenção da edição de 2005 do Prémio Femina, um dos mais importantes galardões literários franceses, graças a Asile de Fous. Nesta obra de humor negro, de novo sobre a família e o casal, um dos protagonistas declara que todas as famílias são asilos de loucos.
Régis Jauffret é ainda autor de romances, como Fragments de la Vie des Gens, Cet Extrême Amour, Les Jeux de Plage, Stricte Intimité, Sur un Tableau Noir e Autobiographie, e de ensaios, como L'Enfance es un Rêve d'Enfant e Sur un Tableau Noir.
Como referenciar: Régis Jauffret in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 13:53:02]. Disponível na Internet: