regra (sociologia)

Do latim regula, qualquer princípio, prescrição, lei, norma que pode prescrever ou regular a ação ou o comportamento. O que se acha determinado pela lei, pelo uso. Condição, qualidade, ação, uso, etc., que se admite como padrão comum, exemplo, modelo. É norma ou linha de conduta dos homens, ditada pelas necessidades de convívio, ordem, disciplina e solidariedade na vida social: é isto o que se denomina regra de direito. É conduta humana significativa, socialmente constituída e apreendida. "Todo o social é normativo e todo o normativo é social" (Max Weber).
Há diferentes tipos de regras, destacando-se as regras da experiência: não são normas jurídicas, pelo que não são direito substantivo, mas são partes dessas normas, já que estas, expressa ou tacitamente, as mandam ter em conta, pelo que a sua violação implica violação da lei substantiva.
Como referenciar: regra (sociologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 16:33:23]. Disponível na Internet: