Reino de Oyo

Oyo é uma cidade do Sul da Nigéria, junto de Ibadan, conhecida por ser um importante centro têxtil, produtor de algodão, e igualmente por concentrar um conjunto de indústrias transformadoras de tabaco. Os artesãos desta cidade nigeriana produzem artefactos em couro e fazem trabalhos a partir da casca de frutos não comestíveis de árvores tropicais.
Esta cidade africana é bastante fértil em produtos naturais e minerais como o tabaco, o algodão, os cereais e cacau, comercializados na região. Também possui ricas minas de estanho e de ouro, localizadas nas imediações do centro de Oyo.
O Império Oyo foi estabelecido pelo povo Ioruba, que controlava uma vasta área compreendida entre os rios Volta e Níger, em meados do século XVII. A capital deste Estado transitou do Velho Oyo (Katunga) para aqui, muito provavelmente, na década de trinta do século XIX.
Como referenciar: Reino de Oyo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 21:17:21]. Disponível na Internet: