Reino dos Animais

O reino dos animais (Reino Animalia) agrupa organismos eucariontes multicelulares, com progressiva diferenciação de tecidos, diplontes e heterotróficos (nutrição por ingestão). A maioria dos animais tem locomoção, pelo menos numa fase do seu ciclo de vida.
As células animais não têm parede celular, pigmentos fotossintéticos nem plastídios.
A reprodução neste reino é predominantemente sexuada. Os gâmetas femininos são imóveis e grandes e os masculinos são flagelados e mais pequenos.
A maioria dos animais apresenta um sistema nervoso, capaz de detetar as alterações internas e externas que afetam os organismos e de coordenar essas informações.
Na sistemática dos animais são utilizados vários critérios de classificação, entre os quais, o desenvolvimento embrionário, a simetria, a metamerização e o comportamento.
Existem vários sistemas de classificação dos animais. O reino animal pode, por exemplo, ser subdividido em dois sub-reinos, o Parazoa, com animais sem diferenciação tecidular, como o filo Porifera ou Espongiários (ex.: esponjas), e o Eumetazoa, que inclui animais que possuem diferenciação tecidular, apresentando, geralmente, sistemas de órgãos.
O sub-reino Eumetazoa ramifica-se, por sua vez, nos Radiata, animais com simetria radiada e sem diferenciação de órgãos, onde se encontra agrupado o filo Cnidaria, e nos Bilateria, animais com simetria bilateral, pelo menos numa fase do seu desenvolvimento e com diferenciação de órgãos.
Dentro do taxon Bilateria podem-se considerar os taxa Acoelomata (Acelomados), animais protostómios e sem celoma, como os do filo Platyhelminthes (Platelmintes), Pseudocoelomata (Pseudocelomados), animais protostómios com pseudoceloma, como os do filo Nemathelminthes (Nematelmintes) e Coelomata (Celomados), animais que apresentam um verdadeiro celoma.
Os celomados podem ser esquizocélicos, animais protostómios como os dos filos Mollusca (Moluscos), Annelida (Anelídeos), Arthropoda (Artrópodes), ou enterocélicos, animais deuterostómios como os dos filos Echinodermata (Equinodermes) e Chordata (cordados).
Como referenciar: Porto Editora – Reino dos Animais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-03 15:55:20]. Disponível em