Relógio das Flores de Alsmeer

Alsmeer, a capital holandesa das flores, tem um mercado especial onde existe um mostrador luminoso com uma agulha a que os holandeses chamam o Relógio das Flores. Este relógio faz parte de um curioso ritual de leilão no mercado de Alsmeer, onde bolbos, plantas e flores são vendidos no maior silêncio diante do grande relógio. Os compradores, sentados em bancadas numa grande sala, carregam num botão mal a agulha marque o preço que desejam pagar, sendo o lote em questão arrematado pelo primeiro que carregou no botão. Os outros licitantes têm de esperar pelo lote seguinte e tentam premir o botão mais cedo do que os outros, embora esta vantagem lhes possa ficar um pouco mais cara, caso queiram adquirir algo antes do fecho do mercado.
Os holandeses cultivam todo o tipo de flores, produzidas em grande parte em estufas através de métodos científicos, modernos equipamentos e tecnologias, com adubos e calor artificial.
Como referenciar: Relógio das Flores de Alsmeer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-20 17:09:18]. Disponível na Internet: