relógio de césio

Um relógio de césio é um relógio atómico baseado na diferença de energia entre dois estados do núcleo de césio-133, quando se encontra dentro de um campo magnético. Num dos tipos de átomo, os átomos de césio-133 são bombardeados com radiação de radiofrequência, cuja frequência é escolhida para corresponder à diferença de energia entre os dois estados. Alguns núcleos de césio absorvem essa radiação e são excitados para o estado de maior energia. Esses átomos são desviados por um campo magnético adicional, que faz com que eles embatem num alvo. Um sinal emitido por este detetor é reenviado ao oscilador de radiofrequência, para evitar que saia da frequência de ressonância de 9 192 631 770 hertz.
O desenvolvimento deste relógio iniciou-se em 1952. O átomo de césio possui um momento magnético pequeno. Num campo magnético alterno a orientação desse momento altera-se se o campo alterno tiver a frequência de ressonância do átomo de césio acima referida. Na prática, procede-se de forma que a frequência do campo aplicado varie até que a absorção de energia do campo devido à variação da orientação do momento magnético dos átomos alcance o seu valor máximo.
O relógio de césio mais pequeno tem um peso de 30 kg e indica a hora com uma precisão de aproximadamente um segundo por cada mil anos.
Este tipo de relógio é usado na definição da unidade do Sistema Internacional de tempo, o segundo.
Como referenciar: Porto Editora – relógio de césio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-24 16:08:11]. Disponível em