rendimento de uma máquina

Em física, o rendimento de uma máquina consiste na medida do desempenho desta, sendo a razão entre a energia ou potência cedida e a energia ou potência por ela recebida.
Em geral, o rendimento de uma máquina varia com as condições segundo as quais ela opera e existe, habitualmente, uma carga com a qual opera com rendimento mais elevado. O rendimento é um número adimensional (segundo as leis da termodinâmica, menor que a unidade, devido à dissipação) que expressa o grau de aproveitamento de um determinado processo e as perdas que o referido processo suporta.
Nas máquinas, o rendimento consiste na relação entre a energia que estas convertem em trabalho e a energia total que consomem para o efeito, sendo geralmente expresso em percentagem. Este rendimento, que nunca excede a unidade (os 100%), é da ordem de 10% a 15% para as máquinas a vapor e de 80% a 90% para os motores elétricos.
O rendimento térmico de uma máquina térmica é a razão entre o trabalho fornecido pela máquina e o calor suportado pelo combustível.
Como referenciar: rendimento de uma máquina in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-23 15:26:28]. Disponível na Internet: