René Lalique

Artista de joalharia e ourivesaria, René Lalique nasceu em 1860, em Marne, na França, vindo a falecer em 1945, em Paris. Foi um grande ourives e joalheiro que começou a sua atividade muito jovem, com apenas dezasseis anos, como aprendiz com Louis Aucoq. Foi aluno na Escola de Artes Decorativas em Paris e, entre 1878 e 1880, fez estágio em Londres. Regressado a Paris, iniciou a sua carreira a trabalhar para grandes nomes do mundo da ourivesaria e da joalharia e, a partir dessa altura, começou a ganhar nome na sociedade francesa. Sarah Bernhardt, conhecida atriz francesa, foi uma das suas principais admiradoras e clientes. Nos princípios do séc. XX, Lalique montou as suas próprias galerias de arte, estilo Arte Nova, e participou em várias exposições que lhe proporcionaram o reconhecimento internacional. Foi-lhe atribuída a distinção de Cavaleiro da Legião de Honra em 1897.
Grande parte das obras deste artista encontram-se em Portugal, trazidas por Calouste Gulbenkian, que foi um grande admirador e amigo de Lalique e que comprou grande parte das suas peças artísticas, cujos motivos, a Natureza e a Mulher, caracterizavam bem o movimento Arte Nova do qual fazia parte. Hoje em dia, parte do espólio de René Lalique encontra-se no Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa.
Como referenciar: René Lalique in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 05:55:43]. Disponível na Internet: