representação (literatura)

Representação é o ato de apresentar ao espectador uma ação fictícia. E enquanto a narrativa permite que o narrador transmita uma certa história ou ação, a representação teatral presentifica a mesma história através do cenário, da luz, do som, das atitudes, dos gestos, das palavras…
Para a representação de um texto dramático convém ter em atenção a qualidade da declamação (voz, timbre, expressão, ritmo), a mímica, a expressão corporal e a capacidade de assumir a personagem.
Na representação há necessidade de recorrer à encenação (mise-en-scène), ao cenário, aos adereços, ao guarda-roupa, à luminotecnia, à sonoplastia, à música, à caracterização, aos códigos: linguístico, visual e cinésico (dos movimentos e gestos), paralinguístico (voz, entoação, timbre, expressão, ritmo, pausa,...), do espaço cénico, entre outros. O teatro permite uma comunicação específica entre autor, ator e público, entre as personagens da obra, entre o palco e a plateia. O conflito ou o drama oferece-se à contemplação do espectador. O enredo ou ação é dado ao espectador através do conflito (oposição) presente em todo o diálogo e da comunicação visual que comporta um conjunto de informações complementares.
Brecht, com frequência, procura estabelecer um diálogo entre o palco e a plateia, para que, progressivamente, o público tome consciência das ações representadas em palco. O espectador, que inicialmente pertence a um mundo muito diferente do representado em palco, inicia uma aproximação descobrindo a sua situação e tarefa na vida real.
Note-se, também, que a representação teatral, enquanto espetáculo, pode existir sem texto ou sem palavras, como acontece com Samuel Beckett em Ato sem Palavras. O teatro pode existir sem texto, mas não sem representação. A independência entre texto dramático e representação existe também na forma como o encenador e os atores transmitem a mensagem, dando-nos a sua interpretação, muitas vezes diferente da conceção do dramaturgo.
Como referenciar: representação (literatura) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:46:40]. Disponível na Internet: