Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha

Na área geográfica do distrito de Setúbal estão inseridas seis áreas protegidas, entre as quais a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha. Esta classificação, decidida em Conselho de Ministros de 1 de junho de 2000, justifica-se pela importância da conservação dos seus biótipos e comunidades ecológicas, promovendo a utilização sustentável dos seus recursos. Ela acolhe cerca de duas centenas de espécies avícolas (como é o caso do pato-de-bico-vermelho, oriundo de África) e muitas delas raras e protegidas, oriundas das mais diversas partes da Europa, África e América do Norte. Na lista contam ainda a coruja-do-nabal, o caimão, a andorinha-do-mar, o abetouro comum e o galeirão de crista. O processo de decisão de tal classificação iniciou-se com um inquérito público. Conforme a nota justificativa e a introdução do projeto elaborado, considerou-se que fosse declarada ZPE (Zona de Proteção Especial) de acordo com a diretiva das aves -79/408/CEE, Zonas Húmidas de Importância Internacional - Convenção Ramsar, 1971 e incluída num Sítio (Comporta/Galé) candidato à integração na Rede Natura 2000 - diretiva 92/43/CEE. Por outro lado, PROTALI (Plano Regional de Ordenamento do Litoral Alentejano) integra esta faixa marítima na Rede de Proteção e de Valorização Ambiental.
Nesta área existem fortes potencialidades para atividades como percursos interpretativos, descoberta da natureza, fotografia da natureza, desenho, pintura e escrita de inspiração naturalista, roteiro histórico e cultural, prática de canoagem e windsurf com caracter lúdico e em determinadas alturas do ano e ainda observação de aves. Quanto às estruturas de apoio existentes, podemos referir um Equipamento de Praia situado na Praia da Fonte do Cortiço, classificada como praia balnear dentro da Reserva e que já tem concluídas todas as intervenções constantes do Plano de Praia, oferecendo todas as condições de acessibilidade, estacionamento e segurança; na área envolvente da Reserva, no aglomerado urbano da Costa de Santo André, existe um hotel e apartamentos turísticos, o Parque de Campismo da FPC, o posto de turismo municipal, entre outras infraestruturas.
Como referenciar: Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-23 23:22:31]. Disponível na Internet: