Revolução Demográfica

No século XVIII/XIX assiste-se a uma autêntica revolução demográfica, que é visível principalmente na Europa. Esta mudança foi operada devida a diversos fatores, entre os quais os avanços da medicina, o desenvolvimento da indústria e da agricultura, a alteração de mentalidades.
A nível da medicina, talvez o maior contributo tenha sido a vacinação e a adoção de alguns métodos anticoncecionais (ainda que estes métodos sejam mais evidentes nas classes mais altas). Estes avanços traduziram-se por uma redução da mortalidade infantil contribuindo para uma maior esperança de vida. Neste período assistimos também a um aumento da taxa de natalidade, reflexo da redução da idade média de casamento (como consequência das melhorias de condições de vida).
Os progressos operados na agricultura, com a introdução da mecanização e consequente aumento das produções e, portanto, da quantidade de alimentos, bem como a eclosão da Revolução Industrial foram também decisivos para esta mudança.
Como referenciar: Revolução Demográfica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 17:49:17]. Disponível na Internet: