Ribeiro Cristóvão

Jornalista português, António Ribeiro Cristóvão nasceu a 7 de julho de 1939.
Aos 22 anos, quando vivia em Angola, iniciou a sua atividade profissional como jornalista, ao integrar os quadros da emissora do Huambo, onde se manteve durante 15 anos, até se mudar para Portugal.
Em 1976, entrou na Rádio Renascença, onde chegou a chefe de redação, época durante a qual fez a cobertura da atividade parlamentar na Assembleia da República, assim como acompanhou a primeira visita do papa João Paulo II a Portugal. Em finais da década de 70, Ribeiro Cristóvão, juntamente com Artur Agostinho, criou o departamento desportivo da Rádio Renascença. O futebol era o tema de destaque, quer através dos relatos dos jogos, quer através dos noticiários na rubrica diária "Bola Branca", da qual foi apresentador ao longo de mais de vinte anos. Em 1980, tornou-se responsável pelo departamento desportivo da emissora católica, ao serviço da qual acompanhou a vitória do FC Porto na Taça dos Campeões Europeus em maio de 1987, o serviço que mais o marcou na sua longa carreira.
Ribeiro Cristóvão trabalhou também ocasionalmente para a Radiotelevisão Portuguesa, onde apresentou o "Domingo Desportivo", assim como alguns concursos. Ao serviço da RTP fez a cobertura da cerimónia onde Portugal foi anunciado como país organizador do Europeu de Futebol de 2004.
Nas eleições autárquicas de dezembro de 2001, Ribeiro Cristóvão foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova pelas listas do Partido Social Democrata.
Em novembro de 2003, Ribeiro Cristóvão tornou-se também deputado à Assembleia da República, em substituição da também jornalista Maria Elisa, na bancada do PSD. O locutor havia sido eleito pelo círculo eleitoral de Castelo Branco como deputado suplente. Para exercer a atividade parlamentar suspendeu a atividade jornalística, embora mantivesse a ligação à Rádio Renascença, onde era diretor de informação desportiva, como assessor para a área do desporto.
Ribeiro Cristóvão foi galardoado com uma Medalha de Mérito Desportivo.
Como referenciar: Ribeiro Cristóvão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 20:31:28]. Disponível na Internet: