Ricky Martin

Cantor pop, Ricky Martin nasceu a 24 de dezembro de 1971, em San Juan, Porto Rico.
Aos seis anos já surgia em anúncios publicitários na televisão. Durante os anos escolares atuou em peças de teatro e cantou no coro da escola. Encorajado pelos pais, frequentou aulas de canto. Aos 10 anos concorreu a uma audição para a boys band latina Menudo. Depois de inicialmente rejeitado, Martin entrou para o grupo em 1984. Após cinco anos de gravações e digressões, durante os quais se assumiu como líder do grupo e ídolo da juventude latina, Martin optou por seguir carreira a solo.
Em 1990, mudou-se para o México, onde foi escolhido para contracenar na telenovela mexicana "Alcanzar Una Estrella II". A partir deste momento, dividiu a sua carreira entre o trabalho de ator e a música. Editou os seus dois primeiros álbuns, Ricky Martin e Me Amaras, em 1992 e 1993, respetivamente, alcançando assinalável sucesso na América Latina. Encorajado pelo êxito, mudou-se para Los Angeles, na Califórnia, onde conquistou o papel de Miguel Morez na série televisiva "General Hospital". O ano de 1995 viu sair, A Medio Vivir, álbum que constituiu ponto de viragem na sua carreira musical pelas vendas obtidas em todo o mundo. O disco incluía o grande êxito "Maria". Posteriormente, surgiu na reputada produção da Broadway, Les Miserables, e participou na versão espanhola do filme de animação Hercules.
Em 1998, o álbum Vuelve confirmou a popularidade mundial do cantor latino, batendo todos os recordes de vendas, em grande parte graças a "La Copa De La Vida (The Cup Of Life)", tema oficial do Campeonato do Mundo de Futebol do mesmo ano. Na cerimónia de entrega dos prémios Grammy de 1999, Vuelve foi considerado Álbum Pop Latino do Ano, tendo Ricky Martin marcado a cerimónia com a sua interpretação eletrizante de "La Copa De La Vida".
A par de Enrique Iglesias, foi uma das figuras de topo da pop internacional de finais da década de 90, despertando uma autêntica onda de euforia mundial pela música latina.
Em 1999 surgiu Ricky Martin, o seu primeiro álbum cantado em inglês, que incluiu o êxito mundial "Livin' La Vida Loca", a balada "She's All I Ever Had" e o dueto com Madonna em "Be Careful".
Depois da primeira experiência em inglês, o cantor porto-riquenho lançou Sound Loaded (2000). O disco ficou aquém do esperado, apesar do sucesso do single "She Bangs" ou do dueto com Cristina Aguilera, no tema "Nobody Wants To Be Lonely". Este fracasso acabou por motivar o lançamento de La Historia, no ano seguinte, recolhendo os principais êxitos do cantor em espanhol.
Em 2003, Ricky Martin voltou às gravações originais em espanhol. Almas del Silencio foi o primeiro álbum nessa língua em cinco anos. O álbum conseguiu um êxito relativo, motivado em especial pelos singles "Tal Vez" e "Jaleo". Ainda nesse ano, foi lançada a compilação The Best Of Ricky Martin.
Como referenciar: Ricky Martin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:04:02]. Disponível na Internet: