Rio Minho

Rio luso-espanhol que serve de fronteira entre o norte de Portugal e a Galiza, de Melgaço até à sua foz, no oceano Atlântico, em frente a Caminha e a La Guardia. Nasce em Espanha, nos montes Cantábricos, na serra da Meira, a uma altitude de 750 metros, e o seu curso estende-se ao longo de cerca de 340 quilómetros, dos quais 230 são percorridos em Espanha. O troço internacional tem uma extensão de 75 quilómetros.
A área total da bacia hidrográfica do rio Minho é de 22 500 km2, dos quais 800 km2 (cerca de 5%) estão situados em território português e 1934 km2 correspondem à sub-bacia internacional. O seu caudal médio anual é de 304,9 m3 por segundo. Os limites da bacia são constituídos, a sul, pela bacia do rio Lima e pelas ribeiras da costa atlântica portuguesa, a sudeste pela bacia do rio Douro e a norte pelas bacias hidrográficas da costa espanhola. Em Portugal, esta é a segunda mais pequena bacia internacional, a seguir à bacia do rio Lima.
O escoamento anual na foz do rio Minho é, em média, de 12 150 hm3, correspondendo 1100 hm3 a Portugal e o restante a Espanha. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Minho, em território nacional, apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos de apenas 0,2 hm3, em regime regularizado. Os principais afluentes são, em território espanhol e na margem direita, os Tamoga, Ladra, Avia, Tea e Louro, e, na margem esquerda, os Neia, Sil e Arnoya; e, em Portugal, de montante para jusante, os Trancoso, Mouro, Gadanha e Coura.
Como principais obras hidráulicas há a destacar o aproveitamento hidroagrícola da barragem de Lamas de Mouro.
O estuário do rio Minho, juntamente com a embocadura do rio Coura, abrange uma área de 3,4 km2. Esta área está incluída na lista dos locais portugueses na Rede Natura 2000. O estuário constitui uma zona húmida de grande valor ecológico.
A qualidade das águas do rio Minho e dos seus principais afluentes portugueses é aceitável mas verifica-se uma tendência geral de degradação da qualidade das águas de montante para jusante. O cariz predominantemente florestal e agrícola da bacia hidrográfica do rio Minho, em território português, coloca em destaque o problema da poluição difusa.
Como referenciar: Rio Minho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:02:23]. Disponível na Internet: