Rio Nilo

Rio de África. O Nilo é o maior do mundo em comprimento, com um curso de aproximadamente 6,690 km, aproximadamente, desde a sua nascente no Burundi, no Lago Vitória, toma o sentido norte até desaguar no mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica abrange cerca de 3 300 000 km2 e faz uma descarga de cerca de 3 milhões de litros de água por segundo.
O rio Nilo atravessa o Burundi, o Ruanda, o Uganda, o Sudão e o Egito. O regime do Nilo varia conforme o clima das regiões que vai atravessando. Começa por ser um rio equatorial, de regime constante, alimentado por chuvas permanentes; depois, entra na região tropical do Sudão, onde recebe as águas do Bahr-el-Gasal e do Nilo Azul, que vem da Abissínia, e torna-se um rio tropical, com períodos alternados de cheias e de estiagem; por fim, atravessa o deserto do Sara, sem receber mais afluentes de monta, diminuindo sempre o seu caudal até desaguar no mar Mediterrâneo por um delta. O delta do Nilo localiza-se numa extensa planície aluvial que representa uma grande parte das terras férteis do Egito. Este país é considerado como um oásis criado pelo Nilo. Cairo e o porto de Alexandria são as duas principais cidades banhadas pelo rio Nilo. Em Assuão, no Sul do Egito, existe uma grande barragem.
Como referenciar: Rio Nilo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 06:30:59]. Disponível na Internet: